terça-feira, 9 de dezembro de 2008

REVELAÇÃO - PRIMEIRAS IMPRESSÕES


Poderia ter sido melhor...

NO GERAL

O primeiro capítulo de qualquer coisa na TV não é o melhor. Entretanto, em se tratando de Revelação, sobre a qual houve tanto estardalhaço por durante tanto tempo, eu esperava bem mais. Não que tenha sido ruim, não. Mas em alguns aspectos, principalmente a trilha sonora e a falta de técnica na troca de cenas, aquilo que era pra ser um festival de inovação acabou sendo mais um episódio malfadado do SBT que tenta recuperar sua audiência – que, tecnicamente, está sendo recuperada, visto que há quatro meses a emissora está na vice-liderança.

O CASAL

Bem, vamos começar com o par romântico de Revelação, Lucas (o ex-gay da Globo, como minha irmã disse, Sérgio Abreu) e Vitória (Tainá Muller). Seguindo a cartilha dos dramalhões mexicanos, dá pra perceber que eles viverão a típica relação de amor e ódio entre os casais separados das novelas latinas. Daqui a pouco tudo isso vai virar um chororô só. Confesso que, durante a estréia, eu até troquei de canal durante algumas cenas dos dois. Afinal, se eu tomasse mais uma dose daquele melado todo que caía das falas de cada um eu sufocaria. Quase me derrubou também o clima de riqueza – o que não me surpreende muito, escrita a novela por quem é... Enfim, precisa melhorar muito nesse ponto. Quem sabe quando a fase da aversão começar a coisa não melhora. Ah, e eu gosto muito do Tim Maia, mas aquela música pra um par tão... tão... açucarado como esse não pega. Acredito que O Mare e Tu, de Dulce Pontes ft. Andrea Bocelli foi a melhor escolha.

OS VILÕES

Numa época em que os escândalos políticos vêm a tona cada vez mais facilmente no nosso país, o que não poderia faltar na novela de Íris Abravanel, ainda mais numa cidade chamada Tirânia, era gente corrupta. Provavelmente amiguinho de Romildo Rosa (Milton Gonçalves), de A Favorita, George Castelli (Flávio Galvão) é mais caricato do que o papel exige. A mulher, Sofia (Renata Zhaneta), e os filhos bons, Renato (Bruno Gradim) e Rebeca (Ana Carolina Godoy), praticamente não aparecem. Já a má, que não poderia faltar, é a encarnação da malícia na Terra. A tal loira indispensável, interpretada por Thaís Pacholek, Beatriz, é a que vai causar todo o conflito entre Lucas e Vitória. Pra mim, foi a que melhor representou seu papel no primeiro capítulo, com toda certeza. Ah, e aquela música que tocava em toda a cena com o prefeito? Meu Deus, que chata! Sobre a bandidagem, vou ter que confessar que a de Vidas Opostas, da Record, era melhor. Os traficantes da novela vão ter que comer muito arroz com feijão pra fazer algum estrago que realmente cause frisson, como aquele tal de Jackson (Heitor Martinez) causou na supracitada.

O “RESTO”

Eu não queria usar essa palavra, mas, tudo bem. O fato é que, tirando os abastados, o que sobra em Revelação são os pobres e os empregados – o que mostra, mais uma vez, a visão de mundo da senhora Abravanel. Aquela empregada da fazenda, Maria José (Veridiana Toledo), é uma graça. Gostei bastante dela. Apesar de parecer uma palhaça de circo com todas as trapalhadas que apronta, como escorregar e deixar as coisas caírem no chão, dá todo um ar que desvia a atenção de alguns erros. Não poderia deixar de comentar o grande número de personagens avulsos, que não foram agrupados em núcleos. São tantos que eu prefiro nem comentar...

A TÉCNICA

Dos males o maior, principalmente no que consta a filmagem em si e as mudanças de cena. Pensei que, pelos trechos que tinham sido jogados no YouTube, que pareciam até um filme muito bem-feito, e os R$200 mil gastos com cada episódio, nesse quesito a novela seria perfeita. Decepcionou-me. Seriamente. Espero que nos outros episódios, assim como o entrosamento entre os atores – que pareciam MUITO acanhados um diante do outro! – e o ligamento entre os personagens, esse quesito melhore.

O QUE SALVA

O mistério envolvendo o Oculto – que eu espero que se aperfeiçoe também. A parte central da cidade cenográfica que, apesar de mal filmada, me pareceu bem cuidada. Alguns atores e atrizes que, apesar de parecerem ventríloquos, fizeram o melhor para parecerem bem. E pareceram, afinal. Hum... Algumas músicas, como a que eu já citei acima de cantores europeus, e Fever, do Michael Bublé. E a abertura! Ah, a abertura! Não sei nem o que dizer, além de que ficou perfeita!

NOTA FINAL

Levando em consideração a falta de experiência da autora, daria 6,5 para o primeiro capítulo. Aliás, pelo que eu andei lendo, nem a Íris, nem o Sílvio, gostaram muito do resultado da premiere. Quem não gostou nada foi o jornal Extra, aquela falcatrua ambulante – quem assistiu o Pânico na TV! domingo e o CQC ontem sabe do que eu estou falando... –, que disse que “filme queimado não se revela” e que a melhor coisa que o Senor poderia fazer é tirar a novela e logo do ar. Eu não acho. Acredito que nem tudo que começa mal termina pior ainda. Pode ser que, erros percebidos, eles tenham tentado arrumar as coisas. O fato é que eu vou continuar assistindo pelo menos mais um mês e depois eu decido se realmente vale a minha audiência. Sobre o IBOPE, aliás, a novela conseguiu 9 de média e 12 de pico. O que é considerado algo razoavelmente bom, levando-se em consideração o horário em que a novela foi levada ao ar – quase meia-noite! – e o canal em que é transmitido. Só espero mesmo é que assim continue. Afinal, dá pra perceber que a emissora quer recomeçar nesse assunto da teledramaturgia. E o SBT está precisando realmente colocar coisa brasileira na sua programação. As séries são muito legais, os filmes então, mas não seria ruim uma coisa mais tupiniquim.

ABERTURA

REVELAÇÃO


10 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Thiago Pacheco disse...

Particularmente não sou muito chegado em novelas embora assista esporadicamente! Mas acho bom outras emissoras apresentarem suas novelas para ver se algum dia quebram o monopólio da Rede Globo. O telespectador tem agora mais uma opção o que é sem dúvida muito importante. Mas isso não quer dizer também que engoliremos qualquer coisa!
[]'s

Fefu! disse...

O primeiro capítulo bom é só de seriado!

Leo Pinheiro disse...

O melhor de tudo é saber que a autora é Iris Abravanel; mulher do dono do Baú!

O 'patrão' deverá exigir muito capricho e apuro técnico, para não desapontar a 'patroa'! rs

É esperar para ver!

Levi Ventura disse...

Rpz, tinha me esquecido completamente da estréia.
Tava tão entrertido com Beleza na Comunidade Brasil!
Você faz uma crítica perfeita! Li do começo ao fim! Você descata sem parcialidade os pontos poditivos e negativos.
Só não gostei da parte que se refere a Vidas Opostas, pois me passou a impressão que foi um comentário perjorativo indicando que era uma novela de baixa qualidade.
Mas não se atente a este ponto pois sou um puxa saco cara-de-pau da Record.

Bala Salgada disse...

Eu nem assisto novelas porque vicia.
Que sinopse você fez aí hein? Escreve muito bem! Parabéns.

Anônimo disse...

se dependesse de mim eu botava uma bomba no SBT - tu deve imaginar o opiniao que eu tenho sobre o folhetim.
abraços
PS_ eu botava bomba na globo e na record tambem...na rede TV...abraços
www.blogdaincerteza.blogspot.com

• blogaritmox • disse...

nem vi ainda o cap inteiro, e olha que tem no YouTube!

mas a abertura, de fato, ficou perfeita!
ainda bem que mandaram refazer ;)

abraço

Hugo Torres disse...

Me deu vontade de ver, ate pelas criticas "podres" que você fez, adoro as novelas do sbt...

Anônimo disse...

Cara eu sou o tipo de pessoa que assistiria uma partida "emocionate" de xadrez pra não ter que ver uma novela. Não gosto de novela e principalmente não gosto das novelas do SBT eu sinto que sempre falta alguma coisa sem contar que eles mexem mais na novela do que tudo, e sabe como é né mexer em bosta ela acaba fedendo mais!

Anônimo disse...

analizar novela do sbesteira???nananinha. blerg. fui.