sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O HALLOWEEN E A QUESTÃO DA BRASILIDADE

O Halloween faz parte da cultura dos países de idioma anglo-saxão. Entretanto, é nos EUA que encontramos o Dia das Bruxas sendo festejado com todo o vigor. Hoje, naquele país, podemos encontrar bandos de crianças fantasiadas, batendo de casa em casa pedindo por doces e oferecendo travessuras caso não sejam atendidas. É muito bonito. É bom ver a união de milhões e milhões de pessoas numa festividade só.

Pensando nisso, me veio a pergunta: e no Brasil? Existe algum evento que prestigie o folclore nacional e que mobilize todas as pessoas, desde os confins da Amazônia até os pampas gaúchos?

Claro que não, infelizmente.

Talvez por isso e/ou tentando barrar o tão temido por eles imperialismo norte-americano, os comunistas Aldo Rebelo e Ângela Guadagnin tenham proposto ao governo em 2005 a criação do Dia do Saci que, pelo menos teoricamente, serviria para relembrar a todos o valor de nossa tradição tão rica, tão diversa.

Conseguiram com que a data fosse aprovada e entrasse nos anais do congresso. Entretanto, três anos se passaram e eu não vejo ninguém, nem mesmo nas escolas comemorando nesse 31 de outubro os nossos costumes, nossas lendas, nossa música, enfim, o que forma a nossa... identidade (?).

Primeiro de tudo, o nosso país precisa de IDENTIDADE. O futebol e o carnaval são dois pontos importantes nesta formação, mas não substituem todo o resto.

Somos um país sem rosto, percebem? Precisamos nos maquiar. Precisamos colocar um pouco mais de cor e música do nosso coração, reviver os velhos sabores e as arcaicas visões. Crer um pouco mais, mesmo que só pra manter viva a lenda.

E quer coisa mais bela pra representar uma suposta brasilidade que o Saci que apresenta elementos indígenas (surgiu entre os nativos das missões católicas no sul), africanos (a cor da pele, o fato de ter perdido uma perna lutando capoeira e o pito) e europeus (semelhanças com os gnomos, incluindo o píleo, aquele chapeuzinho vermelho)? Eu não encontro outro melhor representante!

Não estou dizendo que não podemos comemorar o All Hallows Eve, não. Só estou dizendo que, antes de prestigiar o alheio, precisamos mostrar o que é nosso. Afinal, não podemos ser engolidos pela globalização e, sim, colaborar com ela.

E ainda torço muito pelos meus filhos. Pra que, quando eles vierem ao mundo, encontrem um pouco mais do que superficialidade. Que eles encontrem corações e almas prontos para contar-lhes as velhas histórias, de medo, de glória e de amor...

8 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Levi Ventura disse...

Muito bom seu texto, me fez lembrar um que li agora a pouco no blog
http://nascidaemversos.blogspot.com/
-----------------------------------
Estou concorrendo ao Oscar Blog 2008, fiquei muito feliz com a indicação e gostaria que vocês me ajudassem a continuar na competição, essa primeira parte da votação irá até 1 de Novembro, ou seja, até amanhã, mas ainda dá tempo de eu ficar entre os 10, peço por favor que me ajudem.
Olha ai o link:http://oscarblog-oblogdeouro.blogspot.com/

Quando me escrevi, me escrevi com o nome antigo, então vocês podem procular lá por Dr. Duventu Jack, mais exatamente na posição 11.

Agradeceria se pudessem votar lá no meu blog.

Karla Hack dos Santos disse...

POis é.. Em um país com tantas culturas misturadas..
Tantas regionalidades a serem exploradas...
Como pode não ser comemorado este Folclore nacional?!
Mas devo confessar que onde estudei nunca faltou incentivo a isto..
Talvez por isto esteja claro para mim que a brasilidade merce ser mais forte!

;D
Ótima Postagem!

;D

bjus

Rosangela A. Santos disse...

POis é.. Em um país com tantas culturas misturadas..
Tantas regionalidades a serem exploradas...
Como pode não ser comemorado este Folclore nacional?!
Mas devo confessar que onde estudei nunca faltou incentivo a isto..
Talvez por isto esteja claro para mim que a brasilidade merce ser mais forte! [2]

falou tudo .. é bem isso mesmo!!

• blogaritmox • disse...

a mitologia brasileira é bem pretetida em relação à estadunidense... mesmo os que comemoram o halloween preferem se fantasiar de ícones do hemisfério norte do que em sacis, coisas do tipo.

Radio ADCampos disse...

"EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR"
Alguma vez esse ano alguma torcida cantou isso?

Amanhã mesmo vou numa festa de halloween.

Grande brasileiro que sou...

Acesse:
www.adcampos.com

Unknown disse...

as escolas sempre nos ensinam sobre a nossa cultura, mas é que ''tudo o que é importado é mais legal'', pena que muita gente pense isso...


mais posts de halloween no meu blog:


http://umdiadeguh.blogspot.com

Anônimo disse...

Teu texto defende o mesmo ponto de vista do que eu escrevi,creio eu.
Concordo com tudo do início ao fim.

Rodrigo Ribeiro disse...

Realmente vc ten razão... O folclore e a cultura brasileira deveriam ser mais valorizadas.