segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Refórma ortográfica? Quë ideia màis bêesta!

Comentava com um amigo meu sábado sobre a reforma ortográfica que o português vai sofrer a partir do ano que vem. Quero dizer, isso já era pra estar em vigor desde janeiro deste ano, mas como o povo brasileiro é meio do atrasado e os portugueses muito coniventes com as nossas burradas (é fato que eles relutaram mais que a gente contra a mudança, mas no final acabaram aceitando) a bendita acabou ficando pro ano que vem. E a partir de 2009, vamos ver mudar palavras como acção e baptismo nos outros países lusófonos e microondas e mini rodoviária virar micro-ondas e minirrodoviária no Brasil.

Agora eu venho e te pergunto: pra quê? Que coisa mais ridícula, né?

Eu sou do tipo de pessoa que acredita na palavra-História. Acredito que cada coisa que escrevemos no nosso dia, esteja ela de acordo com as normas cultas da língua ou não, refletem o nosso passado da forma mais bonita e mais pura. Sim, porque se chegamos ao trema em conseqüência e no acento circunflexo em pêlo (substantivo) pra diferenciar de pelo (preposição + artigo), ou então no "chapeuzinho" em vôo e crêem, não foi, assim, simplesmente. Todo um contexto interno e não de globalização (como está acontecendo no caso da atual reforma) contribuiu para isso. O momento que o país vivia, os sentimentos do povo, sua História, sua cultura, sua beleza (até mesmo no sentido estético da palavra) contribuíram para a atual formação das palavras que lemos e cantamos...

Tudo pra quê?, volto a perguntar. Pra absolutamente NADA! Só pra degradar o que construímos com o passar dos séculos.

Eu me sinto muito triste com essa situação toda. Mas, infelizmente, terei que me adequar a ela. Caso contrário, no vestibular do ano que vem eu acabo me ferrando e aí já viu, né?

Mas se eu já estivesse na faculdade ou/e principalmente fosse um intelectual endinheirado, eu não somente me rebelaria contra isso, mas financiaria aqueles que quisessem lutar contra a nova reforma ortográfica (ou coisa besta, caso prefira).

Desabafei. :P

Só pra terminar, vai pros malditos (subentenda-se, principalmente: ABL, incluindo um certo mago semi-analfabeto) que resolveram sobre esse novo processo de mudança o seguinte poema:

Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena! Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português

Oswald de Andrade

Tony Prado

3 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Anônimo disse...

Brasil mais uma vez atrasadoo,
Agora eu acho toda essa mudança um besteira!


LUCAS

Tony Prado disse...

E somos muitos os que discordam disso, Lucas. Muitos mesmo.

• blogaritmox • disse...

o brasil vai sofrer mesmo com essa reforma. Malditos sejam, aboliram o trema! por que não aboliram também o cedilha e a crase, já que a intenção era gerar um caos?

pois eu não vou deixar de usar o TREMA até que eu seja COAGIDO para tal.