segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

TV ZONE # EDIÇÃO N.º 1

O TV Zone é a mais nova coluna do Brazilian Damn que trará para você, leitor, uma “cata” dos principais acontecimentos da TV brasileira nos últimos dias, as audiências, as novidades, enfim, num só post, o que aconteceu e o que pode acontecer pelas emissoras afora e, claro, a minha opinião que, muitas vezes, pode se apresentar cáustica – e para a qual eu desejo um mínimo de compreensão, claro. Agora, deixando o blá-blá-blá para mais tarde, vamos às notícias!

CAMINHO DA MÁ AUDIÊNCIA

Glória Perez, a afamada escritora de O Clone e, mais recentemente, Caminho das Índias, certa vez disse que pretendia um IBOPE na faixa dos 70 pontos com a sua nova novela, protagonizada por Juliana Paes e Márcio Garcia. Entretanto, com muito sacrifício, ela anda encostando-se à faixa dos 30 pontos de audiência, sendo que no capítulo de um mês de exibição ela conseguiu sofridos 34,2 pontos e 53% de share (número de aparelhos de TV sintonizados na Globo no momento da exibição). A sua antecessora, A Favorita, de João Emanuel Carneiro, alcançou 35,6 pontos no mesmo período. Vale lembrar, entretanto, que depois de algumas semanas de exibição, principalmente depois que Flora foi finalmente desmascarada para o público brasileiro, o folhetim aumentou consideravelmente os seus números, tendo fechado com comemorados 46 pontos de média. Ou seja: vamos esperar para ver no que vai dar. E aos curiosos que ainda não se sintonizaram, Caminho das Índias é exibida de segunda a sábado a partir das 21h.

A SALVAÇÃO DA BAND

Depois da estreia do CQC – Custe o Que Custar, eu acredito um pouco mais na força criativa da Bandeirantes que, apesar da audiência muitas vezes mínima, tenta inovar sempre que dá. Exemplo disso é o programa no formato de revista eletrônica que deve estrear mês que vem – mas que, muitos apostam, só irá ao ar mesmo em abril, por causa dos atrasos na programação causados pela cobertura do Carnaval e tudo o mais –, o Programão, comandado pelas ótimas Patrícia Maldonado e Lorena Calábria, além do cozinheiro televisivo e alegria das vovós Daniel Björk Bork. A emissora pretende com esse novo programa concorrer mais dignamente com os outros canais. Desejo sorte e que nada descambe para o fracasso, como aconteceu com o Olha Você do SBT que, de uma hora pra outra, virou uma porra-louca jornalística que eu custo a entender...

FALANDO NISSO

As apresentadoras Claudete Troiano e Christina Rocha, que nas últimas semanas gravaram pilotos para substituir Regina Volpato no comando do Casos de Família, foram reprovadas por Sílvio Santos. Isso mesmo: o todo-poderoso dono do baú não quer saber das duas comandando o programa que, a partir de março, deverá ter outra hostess ou simplesmente ir parar no lixo. Como a emissora está em “recesso” por conta dos festejos dessa semana, as coisas só voltam ao normal mesmo a partir da quarta-feira ao meio-dia, quando tudo deverá ser resolvido às pressas. Ainda não se sabe quem são as outras que tentaram uma das vagas mais invejadas dentro do SBT, mas parece que estão sendo bem exigentes nesse sentido. Afinal, para achar alguém que possa estar à altura da Regina para substituí-la não deve ser nada fácil. Já se sabe que a saída dela da emissora é certa, principalmente pelo fato de estar descontente com os rumos que o programa levou tempos atrás, no sentido de ter se transformado numa espécie de Márcia da noite para o dia. Ela mesma declarou este aborrecimento em seu blog pessoal. É muito triste, mas, a vida é assim. Eu só torço que encontrem e rápido uma boa apresentadora para o Casos de Família e que ele continue mantendo a sua qualidade de tratar dos mais diversos problemas com leveza e sensibilidade, além de, claro, que o próximo trabalho da senhora Volpato chegue logo, de modo que nós possamos vê-la o mais breve possível.

BARRADOS NA REDETV!

Vamos colocar assim: os fãs de 90210, mais conhecida como Barrados no Baile, estão putos com a falta de respeito da RedeTV! para com eles. Desde o fim do mês passado, sem nenhum comunicado ou coisa parecida, a emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho tirou do ar a famigerada série norte-americana do ar. Agora, quem liga no canal às 19h do sábado encontra o programa dos irmãos Suplicy, Supla e João, que eu ainda não vi. O motivo? Aparentemente, a audiência. A série dos anos 90 só rendeu 1 ponto de média na audiência da emissora. Agora, quem corre riscos são Buffy – A Caça-Vampiros e Dallas, outras que estão no “pacotão de novidades” do canal. Se isso acontecer, a RedeTV! assina mais uma vez o seu contrato de total desrespeito para com os seus telespectadores, já demonstrado com o fim só confirmado meses e meses depois de Donas de Casa Desesperadas, entre otras cositas más. Enfim, o negócio é não confiar muito no dito canal que, aliás, está usando Pokémon como o SBT usa o Chaves e a Record o Pica-Pau: como um belo tapa-buraco. Ok, todas as opções anterior são muito boas, principalmente o programa do senhor Bolaños – que completou 80 anos, parabéns! –, mas diversidade de grade não faz mal a ninguém...

POR UMA GRANDE INFELICIDADE...

A franquia Caminhos do Coração, que, apesar da dor de cabeça causada pela audiência não tão boa da segunda temporada, Os Mutantes, terá mais um spin-off: com a possibilidade de estrear mês que vem e terminar em junho/julho, a terceira season – que muitos dizem se chamará Mutanteens (uma miscelânea de Mutantes com Teens (Adolescentes, numa tradução livre) – terá uma população menor de aberrações computadorizadas e se focará numa relação romântica entre duas dessas bestas da teledramaturgia brasileira. Aliás, pelo que se ficou sabendo, Tiago Santiago só teria conseguido isso depois de muito chororô aos pés dos bispos do canal, o que teria causado um certo desagrado por parte de Lauro César Muniz, que supostamente queria utilizar-se de alguns integrantes do elenco da novela de TS. Enfim, estou muito triste e com uma vontade nauseante de vomitar. Uma a gente até engole, a segunda entala na garganta, agora, uma terceira?! Pelo amor dos meus priminhos... Ah, vale lembrar que, na última semana, a novela conseguiu 12 pontos de média.

Essas foram as principais notícias – ou não! – sobre a TV brasileira nas últimas semanas. Espero que vocês tenham gostado, inclusive dos comentários pessoais. Caso contrário, manifestem-se nos comentários! Afinal, como a própria televisão, o TV Zone veio não só para informar, mas para causar os comentários alheios.

Um abraço e até a próxima!

4 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Liipee disse...

QWqjwiqJWIQj
gostei véi..
gostei de tua analise..
não gosto de Mutantes..
nem crio expctativa pra assistir essa merda.

Eu prefiro a globo..
é por pouco tempo..
quando O caminho das índias tiver só no cotidiano e no Brasil, com vilões e etc..
almentará a audiencia !

abraço !

te cuida

Anônimo disse...

Não vejo a TV brasileira, mas obrigado pela análise.

• blogaritmox • disse...

Olha quem voltou!! \o/

Caminho das Indias ta sendo uma decepção dem ibope... Mas lá dentro, temos um Antonio Calloni e uma Ana Beatriz Nogueira jogando pra lá! Estão ótimos, hilários, ou seja: tudo que eu esperava deles. Os melhores da novela, sem dúvida.

Aliás, Mutanteens, embora bem apropriado para a noveleca, já foi desmentido como boato. O título será "Promessas de Amor", e até já vi chamadas no ar.

Pra mim não haverá promessa melhor do que ver essa novela acabando, sem chance de voltar, e ainda esse ano!

Diogo de Castro disse...

A verdade é que as novelas da Globo tão caindo na monotonia e o público tá todo correndo pra Record, eu pelo menos! Mas se bem que a Globo tem um publico fiel, visto que daqui pro fim CDI vai fechar com uma boa audiência, ninguém acreditava em A favorita lembra?!
A Band tá cada vez crescendo mais, fiquei ansioso pra ver o programa nova, o meu amado SBT que se cuide! Burrice o SS perder a Regina Volpato pra botar talvez a Claudete Troiano? Não posso com isso!