segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

CURIOSIDADES SOBRE O NATAL

Ah, o Natal!

Consumismo à parte, essa é a minha data preferida do ano. Uma das três principais festas do cristianismo, junto com a Páscoa e Pentecostes, o nascimento de Jesus Cristo é motivo para a reunião das famílias, muita fartura nas mesas e momento de repartir com todos o que temos de mais puro, numa relação anímica que muitas vezes se manifesta no plano físico num rompante de altruísmo.

E o Brazilian Damn, envolvendo-se nesse clima, trás pra você um especial de três partes sobre curiosidades sobre o Natal.

Pode curtir à vontade!

AS DATAS DO NATAL

A maioria das igrejas cristãs comemora o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro e a primeira a fazer isso foi a Católica, desde, segundo alguns historiadores, 336 d.C. Entretanto, há quem festeje o Natal dia 07 de janeiro, como os Ortodoxos, que ainda seguem religiosamente o calendário juliano, o antigo, que tem alguns dias de “atraso” em relação ao nosso, o gregoriano. Há, inclusive, os que não celebram, em especial os grupos de orientação restauracionista e/ou milenarista, como as Testemunhas de Jeová, que alegam que é impossível que o Messias tenha nascido nos últimos dias do nosso calendário, além da data estar supostamente impregnada de passado pagão e ligada ao culto dos Faraós, entre outras coisas.

VÁRIAS MANEIRAS DE SE DIZER

A palavra natal, pra quem não sabe, vem do latim e quer dizer nascer, vir ao mundo. Também pode querer significar o local ou a data onde esse fato aconteceu. O “jeito” de falar e, principalmente, escrever o dito vocábulo revela muito sobre as afinidades entre algumas línguas. Por exemplo, as de origem românica, incluindo aí o português. Em italiano, se diz natale, em francês, noël, em catalão, nadal, em espanhol navidad e em português... bem, você já sabe! O nome em inglês da comemoração, Christmas, é a junção das palavras Christ (Cristo) e Mass (Missa), logo, Christmas = Missa de Cristo, dia da, a famosa Missa do Galo.

UM SÍMBOLO CATÓLICO E OUTRO PROTESTANTE

Apesar dos dois estarem presentes nos lares de ambas as crenças, esse primeiro em especial nos dos Católicos, mas também nos de protestantes históricos, como os Luteranos e Anglicanos. O presépio, do qual estou falando, foi inventado por São Francisco de Assis em 1223 como uma forma de explicar os mais humildes como ocorreu o nascimento do Menino Jesus. Já a árvore de Natal é invenção de Martinho Lutero, que, ao voltar de um passeio na noite de 25 de dezembro, resolveu reproduzir num galho de pinheiro o céu belíssimo que tinha visto naquele dia, decorando-o com velas e folhas de papel colorido. Há quem diga, porém, que essa tradição é mais antiga, falando-se que, durante as Saturnálias, comemorações de fim de ano em homenagem ao deus romano do vinho, Baco, as pessoas penduravam máscaras em pinheiros em homenagem à divindade.

Continue com o Brazilian Damn! Até o Natal teremos mais curiosidade sobre essa data tão especial pra você!

4 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Anônimo disse...

Eu poderia jurar que o Natal foi iniciado depois do nascimento de Cristo.
Nunca pensaria que foi antes de 336 A.C., já que o cara ainda nem tinha nascido.
Estranho isso, comemorar o nascimento de quem ainda não veio.

Anônimo disse...

meu amigo: até virar ateu praticante eu estudei muito...hoje eu tenho nojo da podridao que se faz para ganhar uns trocados. sem disfazer teu trabalho...tu nao imagina quantos milhoes de pessoas deixaram de viver por causa do Natal...rapaz: faz o natal todos os dias...é muito facil...honestidade/fidelidade/lealdade...é por ai...deixa eles se fuderem...acredita no teu coraçao...se quiser saber algumas coisas mais contundentes sobre o cristianismo me da um toque...vais ficar com os pentelhos em pé...hitler é fichinha...abraços e que tenha bons dias sempre...fui e abraços

• blogaritmox • disse...

quem sou eu, mas por mais que os fatos sejam contra qualquer religião, eu não viraria ateu. essa idéia impregnada de "não acreditar em nada" me faz mal, porque toda pessoa precisa ter fé em algo/alguém. sou católico, mas um lado muito influente de mim opta pela doutrina agnóstica, muito embora eu não me aprofunde em pesquisas sobre isso...

Eu já li o Código da Vinci, e por mais que aquelas informações sejam tentadoras, nem tudo ali deve ser levado a sério, claro. Mas é fato que também não precisamos ter uma fé cega para acreditar e confiar em Deus, sei lá...

No mais, gostei das curiosidades!

Riot disse...

Quanta coisa bacana, nunca pensei em certas coisas que estão neste post.
Parabéns, boas curiosidades.