sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OS OLHOS DE UMA CRIANÇA SOBRE O TERROR DO HOLOCAUSTO

Este aqui não é um Ler, Ver e Ouvir. É só um post no qual eu quero falar sobre um filme, baseado num livro homônimo, que, quando chegar no Brasil, eu com certeza verei.

Trata-se de The Boy in the Striped Pyjamas (O Menino do Pijama Listrado, aqui no Brasil), escrito pelo irlandês John Boyne e que virou filme a ser lançado ainda este ano. Escrito para crianças, mas pode ser muito bem lido por adultos, conta a história de Bruno, o filho de nove anos de um general nazista que se vê obrigado a ir com a família para uma cidade chamada Out-With (na verdade, Auschwitz, aquela que trás tantas memórias ruins pro mundo inteiro), graças ao comando do Fúria (que é como o menino pronuncia Führer, o terrível título de Hitler).

Da sua nova casa, ele passa a presenciar uma cena curiosa: diversas pessoas indo e vindo, vestidas com as mesmas roupas, ou seja, pijamas listrados de cinza e preto, e um bonezinho do mesmo estilo na cabeça. Tenta encontrar com a irmã, Gretel, de 12 anos, com quem não se dava muito bem, uma resposta sobre o que aqueles indivíduos faziam. Mas nenhuma das suposições que saem das conversas entre os dois satisfazem-no. Assim, ele começa a fazer o que sempre fez na sua antiga moradia: sai para explorar. E, numa dessas andanças, ele descobre uma cerca que separa a casa dele de onde aquelas pessoas de pijamas listrados vivem e, do outro lado, encontra um menino: Shmuel, da mesma idade dele, porém com um semblante desamparado, com quem faz amizade. A partir daí, os dois sempre se encontravam, no mesmo lugar, separados pela grande cerca, para conversarem um com o outro, jogarem e comerem juntos.

Bruno sempre pergunta ao novo amigo sobre como é o outro lado da cerca. Talvez por não saber direito o que realmente ocorre lá dentro, talvez por não querer assustar o seu único amigo, ele acaba disfarçando às vezes, aumentando ainda mais a curiosidade do filho do general. Que, em determinado momento da história, vestido com um daqueles pijamas providenciado por Shmuel, atravessa a cerca e acaba por participar de uma aventura que mudou o destino, tanto dele, quanto do amigo que daquele lado vivia.

Só não vou contar mais, porque se não eu entrego o grande tesouro, a melhor parte da história pra vocês. Mas, com certeza, o maravilhoso da história não é só o enredo em si, mas ver o quanto de inocência que permeia cada coisa nele. Ver que o poder da amizade, ainda mais a de crianças, pode fazer algo tão grande acontecer. Ver que crianças, seres que ainda não foram corrompidos pela perversidade da vida, não vêem justificativa para guerra nenhuma. E que o preconceito não existe para aqueles que têm o coração cheio de amor.

Se você quiser ver o trailer do filme, fique à vontade!

E espero que, assim como eu, você fique na expectativa.


TRAILER


THE BOY IN THE STRIPED PYJAMAS




11 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Thiago Modesto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Modesto disse...

agora vou ter q ver o filme fiquei curioso
abs
www.maniacoporfutebol.blogspot.com epero sua visita

Gisela Melloso disse...

Nosssaaaaaaa, agora quero ver o filme tbbbbbb!!!! gente deve ser muito bom!!!

Adorei seu Blog Tony, parabéns mesmo!!

Abração
www.grupomaos.com

Flá Romani... disse...

Fiquei curiosa!!!!!!

Bia Nascimento disse...

Assistirei com certeza!! só o trailler me emocionou bastante!

grupo gauche disse...

primeira vez que veio a este blog e tenho a dizer que adorei. adorei que vc colocou machado de assis, um monstrooooo da nossa literatura (e nao um paulo coelho) pq ele, Machado, nos representa infinitamente bem no mundo literário, que bom que não escolheu o tipico carnaval, futebol e mulheres semi nuas hahaha... quanto ao post... eu assisti o filme e li o livro e ele é doce e extremamente comovente... mostra o que é estar na pele do outro. fiquei com pena da mãe dele :( enfim, nao vou contar tb hahaha e por fim... adorei o negocio do calote... pq realmente ja passei por isso vaaarias vezes tb. adorei o blog! mesmooo hahaha

Paulo Fontes disse...

querer ver ate quero mas tenho certeza que vou esquecer hehehe
http://computakipiada.blogspot.com/

Paulo Fontes disse...

oi de novo
http://computakipiada.blogspot.com/

Jan Ribeiro disse...

li esse livro nas féria e é realmente lindo! triste para dizer a verdade, mas uma grande lição de amizade!

Euzer Lopes disse...

Já anotei num post-it e ficarei esperando.
Eu nem sabia deste filme, mas bastou ler seu texto para também querer ver.
Aliás, o nome da cidade tem muito a ver com a cidade real...

• blogaritmox • disse...

tenho lido muito pouco ultimamente... não sei por que mas esse livro me lembrou vagamente O Caçador de Pipas!