sexta-feira, 7 de novembro de 2008

LER, VER E OUVIR # 02


Nesta segunda edição do Ler, Ver e Ouvir, eu trago pra vocês algo realmente brasileiro. Se nas outras edições eu indiquei produtos Made in USA, hoje só vai ter coisa tupiniquim aqui. E, pra começar, nada melhor como um bom livro. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, leitura obrigatória nos vestibulares da USP (FUVEST) e da UNICAMP, é, com certeza, a minha obra predileta quando o assunto é literatura nacional. Escrito numa linguagem que parece a de hoje, ele conta a saga de Leonardo, um cara que nasceu de uma confusão e até a última página viveu nela. Retrato do Rio de Janeiro popular do início do século XIX, nos brinda com as várias facetas de uma sociedade pluralista e cheia de pecados. Personagens como o Barbeiro (que, pra mim, é o ícone-mor do agora chamado “jeitinho brasileiro”), a Comadre e o próprio Leonardo (o filho e o pai), além do Major Vidigal e da sonsa Luisinha nos aproxima bastante do livro que, antes de tudo, é humanidade pura. Quem não leu, leia.

E já que estou falando de preferência, vamos até Se Eu Fosse Você, o meu queridinho quando o assunto é cinema. Conta a história de um casal, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires), que por qualquer coisa acabam brigando. Até que um dia, depois de uma discussão feia, os dois acabam trocando de corpos por conta de um raro alinhamento dos planetas. A partir daí, eles começam a viver situações constrangedoras e, ao mesmo tempo, libertadores, que os fazem perceber o quão é difícil ser humano, sendo homem ou mulher. A melhor cena do filme inteiro, na minha opinião, é a que o Cláudio, no corpo de Helena, vai se apresentar com o coral de meninas da mulher. Você pode conferir aí em baixo. Corra pra locadora e assista, pois em breve será lançado o Se Eu Fosse Você 2!

SE EU FOSSE VOCÊ

9.ª SINFONIA DE BEETHOVEN (HIP HOP VERSION)

Roberta Sá é uma das novas revelações da MPB e uma das minhas cantoras brasileiras prediletas. Mais Alguém, canção dela, entrou pra trilha sonora de Negócio da China, a atual novela das 18h escrita por Miguel Falabella. É muito boa a letra. E a voz dela então... Se não ouviu, ouça.

ROBERTA SÁ

MAIS ALGUÉM

5 pessoas não são caloteiras! Viva! \o/:

Pedro Guilherme disse...

Livro tão pouco divulgado, somente vi uma vez aqui em porto alegre, mas pelo pouco que conheço do livro posso dizer que como uma obra "tupiniquim" hehe eh muito bom
ja sobre o filme eu nem conheço =p

_________________________


http://tecnijogos.blogspot.com

Net Esportes disse...

Nem me fala desse livro que tinha que ler pro vestibular... !!!! prefiro ficar ouvindo o Beethoven !!!!!

Net Esportes

Net Esportes disse...

eu quiz dizer Beethoven original !!!!

Anônimo disse...

nossa mto fodaaaa o do se eu fosse voce! eu tenho aqui e nunca assiste com certeza assisto hj de noite!

• blogaritmox • disse...

o "se eu fosse voce" trata de uma historia bem manjada em filmes estadunidenses, que é a "mudança de corpos".

não é um tema que eu rejeite, pelo contrario, assisto calmamente numa sessão da tarde, mas talvez seja por isso que eu ainda nao vi a versao nacional!